Homenagens, oficinas e debates também integram a programação do evento, que acontece entre os dias 11 e 16 de setembro, no Teatro Carlos Gomes
O mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo, o Festival de Cinema Vitória chega a sua 24ª edição nesta segunda-feira, dia 11 de setembro. Neste ano, a plateia vai poder conferir mais de 110 obras, divididas em 11 mostras e sessões especiais, com o melhor da safra recente do cinema nacional. A programação segue até sábado, dia 16, com homenagens, oficinas, debates e um lounge com programação musical para animar o público.
As atividades se dividem em três espaços da capital capixaba: o Teatro Carlos Gomes, no Centro, onde ocorrem as mostras, as sessões especiais e as homenagens; o Hotel Senac, na Ilha do Boi, que abriga debates com realizadores, lançamentos de publicações e entrevista coletiva; e a Ufes, onde serão realizadas as oficinas.
Três personalidades do cinema e das artes recebem tributo do festival por suas trajetórias. Na noite de abertura, às 19h, é a vez da Homenagem Capixaba à Margareth Galvão, atriz, diretora e dramaturga com estreita e produtiva relação com o cinema feito no Espírito Santo. Na terça, dia 12, o festival celebra os 40 anos de carreira do designer e gestor cultural Ronaldo Barbosa, com exibição de um de seus filmes. Já na quinta-feira, dia 14, é a vez da Homenagem Nacional à atriz Zezé Motta, um dos nomes mais respeitados da TV e do cinema brasileiros.
Com 41 filmes, 35 produções para a TV e 13 discos no currículo, a artista receberá carinho do público na noite do dia 14. No mesmo dia, à tarde, ela participará de uma entrevista coletiva no Hotel Senac Ilha do Boi aberta a todos os interessados, quando será lançado o Caderno da Homenageada, publicação com reportagem e imagens de sua carreira artística.
Sessões especiais
As sessões especiais também prometem atrair o público. A primeira delas acontece na segunda-feira, com a exibição de um episódio inédito de “Irmão do Jorel”, desenho animado de grande sucesso, do criador capixaba Juliano Enrico. Juliano volta à programação do festival na sexta-feira, às 16h, para um bate-papo com o público sobre sua obra, que é sucesso em vários países. Na terça-feira, é a vez da exibição, fora de competição, do longa-metragem “A Serpente”, de Jura Capela, que conta com Matheus Nachtergaele e Lucélia Santos no elenco.
No sábado, dia 16, a partir das 19h, duas obras contam com sessões especiais: “Minhas Horas com Camomila”, ficção dos capixabas Tati Rabello e Rodrigo Linhales; e “Introdução à Música do Sangue”, longa-metragem do cineasta veterano Luiz Carlos Lacerda que encerra a programação do 24º Festival de Cinema de Vitória.
Debates com realizadores também fazem parte das atividades. Entre a terça-feira e a quinta-feira, diretores, roteiristas e assistentes de direção dos longas-metragens “Como Nossos Pais”, “A Serpente”, “A Fera na Selva” e “Baronesa” participam de bate-papo com o público no Hotel Senac Ilha do Boi.
Filmes de todas as regiões do país integram a programação, que apresenta 11 janelas de exibição: 21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 7ª Mostra Competitiva de Longas; 6ª Mostra Foco Capixaba; 6ª Mostra Corsária; 7ª Mostra Quatro Estações; 18º Festivalzinho de Cinema de Vitória; 4ª Mostra de Animação; 4ª Mostra Outros Olhares; 2ª Mostra Mulheres no Cinema; 2ª Mostra Cinema e Negritude e, estreando entre nossas atividades, a Mostra Nacional de Videoclipes.
Oficinas
O festival ainda investe nas ações de formação, com cursos ministrados por importantes nomes do cenário audiovisual nacional. São elas: a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, comandada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda; a Oficina de Crítica Cinematográfica, que será realizada pelo jornalista e crítico André Dib; e duas novidades, a Oficina de Animação 2D, com o mestre do gênero Otto Guerra, e a Oficina de Preparação de Atores – Um Tiro no Escuro, com o ator Jefferson Almeida.
Ao final da programação, o 24º Festival de Cinema de Vitória vai premiar as melhores produções com o Troféu Vitória, em todas as mostras. Ao todo, serão distribuídos mais de 20 troféus, além das possíveis menções honrosas. A escolha dos filmes premiados é feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual e também pelo público.
Além de disputarem o Troféu Vitória em diversas categorias, os filmes selecionados para a 21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas – reconhecimento dado a produções exibidas nos principais festivais de cinema do país. A obra premiada será exibida na grade de programação do Canal Brasil e receberá o Troféu Canal Brasil, além de R$15 mil sob a forma de Contrato de Licenciamento.
Criado em 1998, o Prêmio Canal Brasil de Curtas tem como objetivo incentivar a produção, a exibição e a divulgação de curtas-metragens. Desde 2006, os filmes vencedores concorrem ainda ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, no valor de R$ 50 mil reais também sob a forma de Contato de Licenciamento.
Ao longo de mais de duas décadas, o Festival de Cinema de Vitória acompanhou de perto a história do cinema brasileiro. Por nossas sessões, passaram importantes nomes e obras da cinematografia nacional. O Festival também contribui para que novos realizadores se lancem no mundo do cinema, por meio de nossas atividades de formação, da oferta de uma programação gratuita de filmes inéditos no Espírito Santo e da promoção do contato com realizadores e produtores de outras partes do Brasil.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, ArcelorMittal, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA 24º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
Segunda-Feira – 11 de setembro
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica – André Dib – Ufes
9h – 18º Festivalzinho de Cinema – Teatro Carlos Gomes
PRA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BESTA (ANI, 1’, PE), de Wayner Tristão
COMO ERA GOSTOSO MEU PRÍNCIPE (FIC, 5’, MG), de Fernanda de Paula
PESSOAS MORTAS NÃO PRECISAM DE BATERIA (ANI, 2’, PR), de Almir Correia
LUIZ (FIC, 16’, SP), de Alexandre Estevanato
A ORELHA ENCANTADA OU ALMA DE GATO (ANI, 9’, PE), de Paulo Leonardo Fialho
VICTOR (ANI, 1’, ES), de Darcy Alcantara, Felipe Gaze e Wolmyr Alcantara
BRAÇOS ABERTOS (FIC, 9’, RJ), de Monique Lima
METAL ARMORIAL (ANI, 6’, PB), de Minna Miná e Beethowen Souza
PAGLIA CITY – BEM ME QUER (FIC, 5’, SP), de Pietro Cersosimo
O BAGRE DE BOLAS (ANI, 5’, GO), de Luiz Botosso e Thiago Veiga
A PISCINA DE CAÍQUE (FIC, 15’, GO), de Raphael Gustavo da Silva
SAI DA FRENTE! (ANI, 2’, SP), de Artur Bryk
14h – 18º Festivalzinho de Cinema – Teatro Carlos Gomes
14h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo – Luiz Carlos Lacerda – Ufes
16h – 1ª Mostra Nacional de Videoclipes – Teatro Carlos Gomes
SWEET RIVER (4’, ES), de Manfredo
KAMIKAZE (3’, BA), de Luan Ragedo
LEVADO (3’, SP), de Manoela Cezar
DEVANEIO (3’, ES), de Alexander Buck
ENTRE (4’, ES), de Tati W Franklin e Suellen Vasconcelos
GAMERA (2’, SC), de Gabriela Bieleski
SOUL DA VILA (4’, ES), de Júnior Silva
ADIKTO – X BARRAS (4’, ES), de Judeu Marcum
A PRAGA (3’, SP), de Naio Rezende
TERRITÓRIO DO BEM (2’, ES), de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales
FONTE DA TRISTEZA (4’, MG), de Samira Daher
O MAL (2’, PR), de Carlon Hardt
LIBERDADE X SEGURANÇA (4’, SP), de Blubell, Laís Aranha e Gabriela Jovine
REDEMOINHOS DE MARÇO II (4’, SP), de André Lucio
RASTACLONE – FORTE (4’, ES), de Danilo Laslo
19h – Abertura do 24º Festival de Cinema de Vitória com entrega da Homenagem Capixaba à atriz Margareth Galvão – Teatro Carlos Gomes
19h30 – Sessão Especial – Irmão do Jorel – Teatro Carlos Gomes
Exibição de episódio inédito
DORMINDO ACORDADO DORMINDO (ANI, 11’, RJ) de Juliano Enrico
20h – 6ª Mostra Foco Capixaba – Teatro Carlos Gomes
CÂMERA CALIBRE (FIC, 15’), de Anderson Bardot
C(ELAS) (DOC, 18’), de Gabriela Santos Alves
LABOR (DOC, 14’), de Thiago Moulin
ABISSAL (FIC, 14’), de Paulo Sena
HIC (FIC, 14’), de Alexander Buck
21h15 – 7ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
COMO NOSSOS PAIS (FIC, 102’, SP), de Lais Bodanzky
Terça-Feira – 12 de setembro
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica – André Dib – Ufes
9h30 – Debate e Coletiva com Laís Bodanzky – Diretora de “Como Nossos Pais” – Hotel Senac Ilha do Boi
10h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo – Luiz Carlos Lacerda – Ufes
9h – 18º Festivalzinho de Cinema – Teatro Carlos Gomes
14h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo – Luiz Carlos Lacerda – Ufes
14h – Oficina de Preparação de Atores para Cinema – Jefferson Almeida – Ufes
14h – Oficina de Animação 2D – Otto Guerra – Ufes
14h – 18º Festivalzinho de Cinema – Teatro Carlos Gomes
16h – 6ª Mostra Corsária – Teatro Carlos Gomes
UM MUSICAL (EXP, 4’, RJ), de Tarcísio Lara Puiati
A MORTE DO CINEMA (DOC, 19’, BA), de Evandro de Freitas
BLACK CATOLIC GALACTIC (EXP, 2’, ES), de Henrique do Carmo
SUPERDANCE (FIC, 20’, CE), de Pedro Henrique
FERRADURA (DOC, 9’, PR), de Bea Gerolin
MEMÓRIAS DO SUBSOLO OU O HOMEM QUE CAVOU ATÉ ENCONTRAR UMA REDOMA(DOC, 11’, CE), de Felipe Camilo
ÁDITO (FIC, 14”, ES), de Renata Ferraz e Rubiane Maia
O DIA DO SILÊNCIO (DOC, 12’, CE), de Clébson Oscar
WOODGREEN (FIC, 12’, RJ), de Welket Bungué
19h – Homenagem a Ronaldo Barbosa – Teatro Carlos Gomes
19h – Sessão Especial – Ronaldo Barbosa – Teatro Carlos Gomes
GRAÚNA BARROCA (EXP, 19’, ES) de Ronaldo Barbosa
Em seguida – 21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
O OLHO DO CÃO (FIC, 20’, RJ), de Samuel Lobo
A CANÇÃO DO ASFALTO (FIC, 16’, PR), de Pedro Giongo
ANO PASSADO EU MORRI (FIC, 25’, ES), de Rodrigo de Oliveira
DIAMANTE, O BAILARINA (FIC, 22’, SP), de Pedro Jorge
21h – 7ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
BARONESA (FIC, 71’, MG), de Juliana Antunes
22h30 – Sessão Especial
A SERPENTE (FIC, 73’, PE), de Jura Capela
Quarta-Feira – 13 de setembro
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica – André Dib – Ufes
9h – 18º Festivalzinho de Cinema – Teatro Carlos Gomes
9h30 – Debate com Giselle Ferreira – Assistente de direção do filme “Baronesa” – Hotel Senac Ilha do Boi
10h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo – Luiz Carlos Lacerda – Ufes
14h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo – Luiz Carlos Lacerda – Ufes
14h – Oficina de Animação 2D – Otto Guerra – Ufes
14h – Oficina de Preparação de Atores para Cinema – Jefferson Almeida – Ufes
14h – 18º Festivalzinho de Cinema – Teatro Carlos Gomes
16h – Sessão Especial – Ronaldo Barbosa – Teatro Carlos Gomes
MORRO DO CANÁRIO (DOC, 8’, ES) de Diego Locatelli
Em seguida – 6ª Mostra Corsária – Teatro Carlos Gomes
SEA STUDIES [BALTICS] (EXP, 12’, ES), de Miro Soares
PIANO FORTE (DOC, 9’, RJ), de Anabela Roque
UMBRAL – DEPOIS DE MORRER (EXP, 4’, GO), de Thomaz Magalhães
SUBCUTÂNEO (FIC, 19’, SP), de Carlos Segundo
BLASFÊMEA (FIC, 10’, SP), de Linn da Quebrada
TEHOM (EXP, 8’, MG), de Yuji Kodato
EU PRECISO DESTAS PALAVRAS ESCRITA (EXP, 21’, RJ), de Milena Manfredini e Raquel Fernandes
PEQUENOS ATOS DE DESAPARECIMENTO (DOC, 21’, RJ), de Thiago Gallego
19h – 21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
EU ME PREOCUPO (DOC, 19’, AL), de Paulo Silver
HOTEL CIDADE ALTA (FIC, 26’, ES), de Vitor Graize
THE BEAST (FIC, 23’, SP), de Michael Wahrmann e Samantha Nell
FILME-CATÁSTROFE (FIC, 19’, SP), de Gustavo Vinagre
20h30 – 7ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
A FERA NA SELVA (FIC, 90’, SP), de Eliane Giardini, Lauro Escorel e Paulo Betti
Quinta-feira – 14 de setembro
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica – André Dib – Ufes
9h30 – Debate e coletiva com Paulo Betti e Rafael Romão – Diretor e roteirista do filme “A Fera na Selva” – Hotel Senac Ilha do Boi
10h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo – Luiz Carlos Lacerda – Ufes
14h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo – Luiz Carlos Lacerda – Ufes
14h – Oficina de Preparação de Atores para Cinema – Jefferson Almeida – Ufes
14h – 2ª Mostra Mulheres no Cinema – Teatro Carlos Gomes
REVEJO (DOC, 18’, ES), de Láisa Freitas
EU NÃO QUERO TER FILHOS (DOC, 9’, SP), de Nathália Gardin
O MAIS BARULHENTO SILÊNCIO (DOC, 15’, RJ), Marccela Moreno.
FERVENDO (FIC, 16’, BA), de Camila Gregório
ENQUANTO CALAM-ME OS AGUDOS (DOC, 18’, SP), de Laís Perini, Laysa Elias e Letícia Bina.
15h – Coletiva de imprensa com a homenageada nacional Zezé Motta – Hotel Senac Ilha do Boi
15h – Lançamentos de Publicações – Hotel Senac Ilha do Boi
16h – 4ª Mostra Outros Olhares – Panorama – Teatro Carlos Gomes
DEUSA (FIC, 18’, SP), de Bruna Callegari
PÁSSAROS NA BOCA (FIC, 15’, SP), de Gustavo Ribeiro
TANGO (ANI, 12’, PR), de Francisco Gusso e Pedro Giongo
FANTASMA CIDADE FANTASMA (FIC, 13’, DF), de Amanda Devulsky e Pedro B
PEQUENOS ANIMAIS SEM DONO (FIC, 13’, RJ), de Maju de Paiva
LAMBARI (DOC, 15’, RJ), de Rodrigo Freitas
DEUS (OUT, 25’, SP), de Vinícius Silva
19h – Cerimônia de Homenagem Nacional à atriz Zezé Motta – Teatro Carlos Gomes
19h30 – 21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
O QUEBRA-CABEÇA DE SARA (DOC, 10’, RJ), de Allan Ribeiro
A CASA TÉRREA (FIC, 23’, ES), de Bernard Lessa
EM BUSCA DA TERRA SEM MALES (DOC, 15’, RJ), de Anna Azevedo
MERENCÓRIA (FIC, 22’, SP), de Caetano Gotardo
21h – 7ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
LAURA (FIC, 83’, PR), de Jonathan Murphy
Sexta-Feira – 15 de setembro
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica – André Dib – Ufes
10h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo – Luiz Carlos Lacerda – Ufes
11h – Café com Cinema do Brasil – Mesa sobre internacionalização de filmes brasileiros – com Leila Bourdoukan – Hotel Senac Ilha do Boi
14h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo – Luiz Carlos Lacerda – Ufes
15h – 4ª Mostra de Animação – Sessão Especial Petrobras – Teatro Carlos Gomes
EM CRISE (1’, SP), de Amir Admoni e Paula Rocha
FOME (2’, GO), de Rildo Farias de Sousa
MACACO ALBINO: PIMENTA (4’, SP), de Roberto Massayoshi Uechi
O VIOLEIRO FANTASMA (6’, GO), de Wesley Rodrigues
SAYOUNARA (4’, MG), de Débora Mini
SOB O VÉU DA VIDA OCEÂNICA (8’, SP), de Quico Meirelles
16h – Sessão Especial – Irmão do Jorel – Teatro Carlos Gomes
Exibição do episódio DE VOLTA PARA O FUTURO DO PASSADO (ANI, 11’, ES/RJ/SP)
16h15 – Da Criação à Exibição, Uma Jornada Brutal – Bate-papo com Juliano Enrico, criador da série animada
16h40 – Exibição do episódio MC JUJU (ANI, 11’, RJ)
19h – 21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
JULIANA NA CINEMATECA (DOC, 17’, RJ), de Diego Quinderé de Carvalho e Estevão Meneguzzo
TERRITÓRIO DO DESPRAZER (DOC, 18’, ES), de Maíra Tristão e Mirela Marin
DIVINA LUZ (DOC, 14’, ES), de Ricardo Sá
VÊNUS – FILÓ A FADINHA LÉSBICA (ANI, 5’, MG), de Sávio Leite
ESTÁS VENDO COISAS (DOC, 17’, PE), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca
20h30 – 7ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
PEDRO SOB A CAMA (FIC, 100’, RJ), de Paulo Pons
22h10 – 7ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens – Teatro Carlos Gomes
TERRA E LUZ (FIC, 73, GO), de Renné França
23h30 – 7ª Mostra Quatro Estações – Teatro Carlos Gomes
VANDO VULGO VEDITA (FIC, 20’, CE), de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus
BAUNILHA (DOC, 13’, PE), de Leo Tabosa
TAILOR (ANI, 9’, RJ), de Calí dos Anjos
ROMA (FIC, 20’, SP), de Charles C.S. Ferreira
LATIFÚNDIO (EXP, 11’, RJ), de Érica Sarmet
STANLEY (FIC, 19’, PB), de Paulo Roberto
WONDERFULL – MEU EU EM MIM (DOC, 21’, AL), de Dário Jr.
Sábado – 16 de setembro
14h – 2ª Mostra Cinema e Negritude – Teatro Carlos Gomes
VICTOR (ANI, 1’, ES), de Darcy Alcantara, Felipe Gaze e Wolmyr Alcantara
TIA CIATA (DOC, 26’, RJ), de Mariana Campos e Raquel Beatriz
NA QUEBRADA (FIC, 4’, ES), de José Augusto Muleta
CASCA DE BAOBÁ (FIC, 12’, RJ), de Mariana Luiza
CONTRASTES DE DISFARCES (EXP, 2’, ES), de Judeu Marcum
O CASO J (FIC, 20’, RJ), de José Filipe Costa
16h – 4ª Mostra Outros Olhares – Genderfluid – Teatro Carlos Gomes
TRANSVIVO (DOC, 30’, ES), de Tati W Franklin
XAVIER (FIC, 13’, SP), de Ricky Mastro
SEM O PAI, SÓ A MÃE (DOC, 13’, MG), de Ian Dias
TODA NOITE, ESTAREI LÁ (DOC, 11’, ES), de Thiago Moulin
FEMININO (DOC, 26’, MG), de Carolina Queiroz
19h – Sessão Especial – Lançamento – Teatro Carlos Gomes
MINHAS HORAS COM CAMOMILA (FIC, 16’, ES), de Tati Rabello e Rodrigo Linhales
19h20 – Sessão Especial – Filme de Encerramento – Teatro Carlos Gomes
INTRODUÇÃO À MÚSICA DO SANGUE (FIC, 95′, RJ), de Luiz Carlos Lacerda
21h – Premiação e Encerramento do 24º Festival de Cinema de Vitória – Teatro Carlos Gomes
Trailer de alguns filmes de diferentes mostras do 24º Festival de Cinema de Vitória
21ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
The Beast (Trailer) – https://vimeo.com/187186005
“Juliana na Cinemateca” (RJ), documentário de Diego Quinderé de Carvalho e Estevão Meneguzzo – https://vimeo.com/218550641
“Hotel Cidade Alta”, ficção de Vitor Graize (ES) – https://www.youtube.com/watch?v=6JtYR-dc9vw
“Estás Vendo Coisas” (PE), documentário de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca –https://vimeo.com/177961596
“Em Busca da Terra sem Males” (RJ), de Anna Azevedo – https://vimeo.com/208763886
“Diamante, o Bailarina” (SP) – de Pedro Jorge – https://vimeo.com/192842392
7ª Mostra Competitiva de Longas
“Terra e Luz” (GO) – https://www.youtube.com/watch?v=6CePDrqOe9c
“Pedro Sob a Cama” (RJ), Paulo Pons – https://vimeo.com/228678367
“A Fera na Selva” – assinado em conjunto por Eliane Giardini, Lauro Escorel e Paulo Betti –https://www.youtube.com/watch?v=lvqZW3D4HIU
“Como Nossos Pais”, novo filme da diretora Laís Bodansky –https://www.youtube.com/watch?v=-_8t-3PG8Qk
18º Festivalzinho de Cinema
“A Orelha Encantada ou Alma de Gato” (PE) – https://vimeo.com/128676858
“A Piscina de Caíque” (GO) – https://vimeo.com/199571380
4ª Mostra Outros Olhares
“Pássaros na Boca” (SP) – https://vimeo.com/200039969
“Feminino” (MG), documentário de Carolina Queiroz – https://vimeo.com/158103098
Mostra Quatro Estações
“Tailor”, o diretor Calí dos Anjos – https://www.youtube.com/watch?v=A2Oca0-yErI
“Stanley” de Paulo Roberto – https://vimeo.com/179956668