Artistas e coletivos artísticos têm até o dia 20 de setembro (quarta-feira) para se inscrever.
As inscrições para o programa de Residência Artística Fábrica.Lab em parceria com o Museu Vale foram prorrogadas até o dia 20 de setembro (quarta-feira), por meio de formulário online disponível no link: https://goo.gl/nofXcc.
Serão contempladas até 3 propostas de intervenção assinadas por uma dupla de artistas que devem trabalhar em conjunto durante o período de residência. Ao final do processo, os trabalhos resultantes serão expostos na Fábrica de Ideias entre os dias 07 a 11 de novembro, integrando a programação do festival.
A Residência Artística é uma plataforma de incentivo à arte contemporânea que irá viabilizar propostas de criação inéditas a partir do intercâmbio de artistas e coletivos artísticos do Espírito Santo e do Brasil. Durante o mês de outubro, os artistas selecionados irão desenvolver os trabalhos em ateliê aberto instalado no galpão do Museu Vale. A orientação e curadoria da Residência fica a cargo do artista e curador Franz Manata, um grande nome da arte contemporânea nacional, tendo sido co-curador do MAM-RJ e participado de importantes projetos no Brasil e no exterior.
As duplas de artistas residentes terão um orçamento de até R$ 5 mil para execução da proposta, além de bolsa-auxílio no valor de R$ 3 mil. Serão aceitas propostas de artes visuais, performance, arte sonora, novas mídias e demais manifestações contemporâneas, sendo que, pelo menos um dos proponentes de cada proposta, seja artista radicado no Espírito Santo.
Mais sobre o curador
Franz Manata é artista, curador e professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Mestre em Linguagens Visuais pela EBA UFRJ, com formação em sociologia e economia. Foi coordenador de produção, curador assistente e co-curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro por oito anos. Atua como consultor de arte para instituições públicas, coleções particulares e corporativas. Como artista, participa de projetos solo e coletivos no Brasil e exterior. Trabalha em duo com Saulo Laudares, desde 1998.
FÁBRICA.LAB 2017
Entre os dias 07 e 11 de novembro, a Fábrica de Ideias, em Vitória-ES, recebe novamente a ocupação Fábrica.Lab 2017. Na programação, artistas de diversos gêneros e linguagens promovem encontros e trocas de experiências entre si e com o público por meio de shows, debates, entrevistas e oficinas diversas.
A partir de setembro, uma série de chamadas públicas compõem o calendário de ativação da Fábrica.Lab, abrindo espaço para que a cidade participe da programação. Além das chamadas públicas, também fazem parte do calendário de pré-eventos, a Residência Artística em parceria com o Museu Vale, além de hackathons, em parceria com o IFES.
O festival é realizado pela multiplataforma Infinitas e integra a Rede Brasil de Festivais. O projeto venceu o importante Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular, dentre mais de 80 festivais de todo o Brasil. A Fábrica.Lab 2017 tem ainda o patrocínio da Vale e o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, atual gestor da Fábrica de Ideias.