Gente, hoje eu quero falar de um projeto muito bacana que vocês precisam conhecer.
Na próxima sexta-feira acontece um festival imperdível no Tukzoo. É o 1º Festival da Música Autoral do grupo “Problema?”.
Você já ouviu falar desse grupo? Pois bem, vou explicar.
Conversei com o Rodrigo Klippel, agitador dessa ideia e integrante da banda Overdrive, a respeito do grupo “Problema?” e ele me contou que tudo começou a partir de uma observação que fez.
Após alguns anos tocando em Vila Velha e Vitória pôde conhecer e ficar amigo de vários excelentes músicos da cena, mas que se dedicavam exclusivamente às bandas covers.
Curioso, decidiu reunir alguns desses amigos e questionar: “Será que queremos estar, daqui a dez anos, exclusivamente tocando músicas consagradas, sem apresentar um material próprio?”.
A resposta foi negativa. Por isso, desde julho deste ano eles criaram o Coletivo “Problema?”, voltado à divulgação da música autoral produzida pelos seus membros e por outros músicos capixabas.
O nome vêm da atual situação em que o ES se encontra, “Vitória sempre possuiu um cenário cultural efervescente, com uma renovação cíclica de talentos artísticos, recintos, coletivos e festivais (…) Acontece que há algum tempo este ciclo cessou e não se sabe o Porquê. Qual o “Problema?”. E é também uma contração para Pop, Rock, Blues, MPB e Autoral.
Ou seja, é um movimento da valorização da música autoral capixaba. E é claro que o Rock this Town amou essa ideia.
Mas não é só isso. Como tornar então público o trabalho destes músicos?
Simples, a cada festival anual a arrecadação com ingressos será revertida para a gravação de um CD contendo músicas compostas pelos membros do grupo e por convidados.
Além disso, a criação de datas especiais nos bares em que o coletivo se apresentará de forma mensal. Já aconteceu no O’Frank Irish Pub (Happy Hour Autoral) e no Motor Rockers (Quarta “Problema?”). E já tem outros bares interessados nessa ideia.
Outra forma é a busca por patrocínio e apoio para custeio do grupo. Hoje a FDV, a Carneiro Instrumentos Musicais e a Colateral Design são as apoiadoras do movimento.
Somado a isso, ainda temos a busca por apoio junto aos meios de comunicação e a organização de “caravanas autorais” para o interior do estado, a fim de que a música produzida pelo grupo também atinja essas cidades.
Atualmente são membros do grupo: Banda Overdrive, Banda Yumi, Like a Boss Blues and Rock, Mr. Holly, Babi Vaccari, Coletivo Blues, Undertow, Petrus Zambrotti, Mary Bachour e Herone Fernandes.
E, como iniciei o post, deixo o convite para o 1º festival do coletivo! Lembre-se que comprando o ingresso você estará contribuindo diretamente com a gravação do CD.
Quando?
Sexta, 13, às 21h no Turkzoo.
Ingressos antecipados por R$15 na Banca do Cascão, em frente ao Motor Rockers. Na hora R$20.
A vantagem de comprar antecipado é a reserva de mesa. Saiba mais no evento.
https://www.facebook.com/events/841949522601692/
Curta a página para se manter informado: https://www.facebook.com/problema.es/
Se liga no convite do Klippel no programa Ponto Cult!
🙂