Hoje eu vou abrir uma nova série no blog.
As férias de final de ano já estão se aproximando – não é mesmo? – e sempre vem aquela dúvida de onde aproveitar o tempo livre e descansar.
Pensando em divulgar mais os negócios do nosso Estado, que é lindo, vou falar de alguns lugares na Região das Montanhas – minha predileta.
Abro com a TUIA CREPERIA localizada na Rota do Lagarto em Pedra Azul.
A casinha charmosa já chama a atenção pela sua mistura do moderno e o clássico. Cores vivas contrastam com a estrutura rústica e o ambiente bucólico da região. Do lado de dentro muitos itens de decoração, artesanatos e utensílios domésticos.
É no final da Rota do Lagarto que o casal Thaiz Cunha e Ávila Pedroni, ambos advogados, decidiram começar uma nova vida, longe da correria de Vitória e abrir a TUIA CREPERIA, uma autêntica creperia francesa com galettes e crepes. Inaugurada em fevereiro de 2016.
A Thaiz já começou me esclarecendo a diferença entre os dois pratos principais da casa: A crepe é feita com farinha branca e sempre se refere a acompanhamentos doces. Já a galette é feita com trigo sarraceno, o trigo escuro, integral, e é comida sempre como prato salgado.
Não existe crepe salgado na França. No Brasil nós “simplificamos” e chamamos ambos de crepe, mas o correto mesmo é galette. E disso a Tuia entende, viu.
Mas antes de começar a mostrar os pratos incríveis e lindos, queria contar a história do nome “Tuia”.
Tuia em italiano significa Paiol, e a construção onde está a creperia era o antigo paiol da construção vizinha – uma casa – que hoje é a Marietta Delicatessen (da mãe da Thaiz, inclusive).
Em homenagem aos agricultores da região e mantendo a tradição, o casal decidiu nomear a creperia assim, lembrando o passado da estrutura.
O projeto é lindo, e na obra eles decidiram pôr a baixo o antigo paiol e restaurá-lo mantendo o piso original e reutilizando diversas tábuas.
Adoro esses lugares com história.
A ideia da Tuia é oferecer crepes e – em breve – petiscos para quem deseja passar a tarde admirando a paisagem, conversando e comendo sem pressa. Coisa de italiano, sabe.
Todos os pratos tem nomes de regiões vizinhas.
Comecei pedindo um galette salgado, o Venda Nova: Socol com queijo asiago e ovo com manteiga de sálvia (R$32).
Os produtos da Tuia são de fornecedores locais, e esse galette que pedi tinha todos os ingredientes da região.
Socol do Sítio Lorenção, Queijo Asiago da conhecida República do Asiago, ambos de Venda Nova. E ovo caipira, claro.
O tipo do queijo é referente a região do Asiago na Itália, derrete e é muito gostoso tendo duas variações, e ficou entre os 10 melhores queijos do Brasil, o queijo é feito pelo italiano Amedeu Mazzocco.
Pra quem não sabe o ES é o maior produtor de socol do Brasil, a receita surgiu aqui com os imigrantes também de Venda Nova. Lembra um pouco o copa.
Todo o cardápio da Tuia Creperia foi feito pelas chefs Lucia Cerqueira Lima e Cecília Cunha, mãe e irmã de Thaiz, respectivamente.
A mãe é responsável pela Marieta Dellicatessen e a irmã pelo restaurante Alecrim. Esse foi mais um dos motivos que fez com que Thaiz e Ávila fossem morar em Pedra Azul. A família já tem negócios na região, e depois do nascimento do filho do casal a necessidade de conseguir um trabalho com qualidade de vida foi prioridade.
Nas crepes – nem preciso frisar o “doces” mais, né? rs – escolhi a tradicional Crepe Suzette. Que na Tuia leva o nome de São Bento: suco de laranja, geléia de tangerina flambado no Conitreau e sorvete de creme (R$23).
Nunca tinha comido, e achei delicioso. Refrescante. Ah e o sorvete que eles usam é de qualidade, nada de espumar quando derrete (isso eu observo meixxxmo rs).
Lá na Tuia você encontra trabalhos de artistas capixabas, sendo ponto de venda exclusivo de alguns. Tem itens da Ana Paula Castro, Tania Calazans, Rebeca Duarte e outros.
Além dos crepes e galettes, a Tuia tem outra exclusividade que é Arancini, um bolinho de risoto que vou provar na próxima ida. 🙂
Tem sucos orgânicos – tomei o de morango, delicioso – e chopp artesanal Altezza, de Venda Nova do Imigrante.
Em breve vários petiscos serão acrescentados no cardápio, então quem gosta de bebericar já tem onde ir.
Fica o convite para conhecer esse lugar com história super bacana, diferenciais e pratos lindos e deliciosos.
ONDE?
Pedra Azul | Rota do Lagarto, Km 7, Domingos Martins.
Telefone: (27) 99843-7503
Horários: QUI- 10h às 16h30 | SEX, SÁB e feriados – 10h às 20h | DOM – 10h às 19h
Achei um lugar super lindo e romântico. 🙂