A semana do feriado da independência irá receber o maior festival de cinema do Espírito Santo.
De 03 a 08 de setembro, o 25º Festival de Cinema de Vitória movimenta a capital capixaba com sessões gratuitas de filmes, homenagens, atrações musicais, oficinas, lançamentos de livros e debates sobre o audiovisual.
Totalizando mais de 26 horas de exibição ao longo dos seis dias de evento, o FCV conta com 89 filmes, nos gêneros ficção, documentário e animação, em curta e longa-metragem, dispostos em 11 mostras competitivas e 4 sessões especiais (fora de competição). A estimativa de público é de 30 mil pessoas (confira a programação completa no fim da matéria).
Nesta edição, as atividades do festival se dividem em três espaços da Grande Vitória: 1. Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, onde ocorrem as mostras, as sessões especiais e as homenagens; 2. Universidade Vila Velha (UVV), com oficinas na parte da manhã e no início da tarde; e 3. Hotel Senac Ilha do Boi, que recebe debates com os realizadores.
Quem dá as boas-vindas aos cinéfilos é a atriz, cantora e dançarina Rita Cadillac apresentadora do primeiro dia do festival. Ela divide a função com o ator e músico Zéu Britto, que retorna ao palco do Teatro Carlos Gomes nesta primeira noite. Tema do documentário “Rita Cadillac: A Lady do Povo” (2010, Toni Venturi), Rita estreou no teatro em maio deste ano ao interpretar a dançarina capixaba que dá nome à peça “Luz del Fuego”, codinome de Dora Vivacqua (1917-1967), em cartaz em São Paulo.
E tem mais: atrações musicais animam o Lounge do Festival, anexo ao Teatro Carlos Gomes. Um dos nomes confirmados é o da dupla Chico Chico – filho da cantora Cássia Eller – e João Mantuano. Com influências das mais diversas dentro da música brasileira, os músicos preparam um repertório intimista que vai do rock ao frevo, do blues, forró, samba e folk ao baião. A dupla toca na noite de abertura (3 de setembro), a partir das 22h.
Já na sexta-feira (7 de setembro), a partir das 22h, o Lounge é palco da atriz e cantora Zezé Motta. Homenageada pelo FCV no ano passado, ela retorna ao festival com o pocket show “Atendendo a Pedidos”, em que revisita seus 40 anos de carreira nos palcos, cantando clássicos da música brasileira como “Trocando em Miúdos” (Chico Buarque e Francis Hime) e “Pecado Original” (Caetano Veloso).
Outra atração é o coletivo BatuQdellas, que anima o ambiente após as exibições da 3ª Mostra Mulheres no Cinema, a partir das 16h30, também na sexta-feira. Melanina MCs, DJs Murilo Caldas, Rafa Cisne e Ursula Pussynail, as bandas Tuyo e Xá da Índia e a própria Rita Cadillac, apresentadora do primeiro dia de FCV, também estão programadas para o Lounge.
O espaço também abriga o lançamento de quatro livros, no sábado (8 de setembro), às 17h30: “Os Incontestáveis”, de Saulo Ribeiro, “temporária”, de Aline Prúcoli, “O Breviário do Silêncio”, de Anaximandro Amorim, “Memórias das Ruínas de Creta”, e “Reis de Paus”, de Luiz Carlos Lacerda.
Homenagens
Três personalidades do cinema e das artes recebem homenagens do FCV por suas trajetórias. Na noite de abertura (3 de setembro), quem recebe o abraço do público é o artista capixaba Cláudio Tovar, premiado sobretudo como cenógrafo e figurinista, e que deu vida recentemente aos personagens Evandro, da novela “Êta Mundo Bom”, e Pedro Agostini de “O Mecanismo”, série da Netflix.
Na quarta-feira (5 de setembro), o cineasta Neville D’Almeida tem sua carreira no cinema festejada no Carlos Gomes. Sua história de 50 anos no audiovisual é tema do documentário “Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos”, de Mario Abbade, exibido em sessão especial na noite de homenagem.
Grande homenageado desta edição, o produtor Luiz Carlos Barreto, o Barretão, sobe ao palco do Carlos Gomes na quinta-feira (6 de setembro), para celebrar sua enorme contribuição ao cinema nacional. Nome importante do Cinema Novo, Barretão dirigiu as fotografias de “Vidas Secas” (1963, Nelson Pereira dos Santos) e “Terra em Transe” (1967, Glauber Rocha), do qual também foi produtor. Barretão também participa de uma coletiva de imprensa no Hotel Senac Ilha do Boi, na quinta-feira (6 de setembro), às 15h.
Mostras
Neste ano, o Festival de Cinema de Vitória conta com as seguintes mostras: 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens; 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens; 8ª Mostra Quatro Estações, com obras que abordam a diversidade sexual; 7ª Mostra Foco Capixaba, reunindo a produção local recente; 7ª Mostra Corsária, que reúne experimentações com linguagens e estéticas; 3ª Mostra Mulheres no Cinema, dedicada exclusivamente ao trabalho de realizadoras; 3ª Mostra Cinema e Negritude, com filmes que valorizam a narrativa e a memória da cultura negra; 2ª Mostra Nacional de
Videoclipes; 1ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão Especial Petrobras, janela que estreia para dar visibilidade às discussões sobre sustentabilidade; e o 19º Festivalzinho de Cinema, voltado para o público infanto-juvenil.
Os filmes selecionados para as mostras competitivas concorrem ao Troféu Vitória em diversas categorias e também a prêmios especiais dos parceiros do FCV. Os vencedores serão conhecidos na noite de encerramento do festival, no dia 8 de setembro, no Teatro Carlos Gomes.
Sessão de encerramento
Além da sessão especial com o documentário sobre Neville D’Almeida, o 25º FCV exibe dois filmes fora de competição em uma sessão de encerramento. Premiados em festivais nacionais e internacionais, os curtas-metragens “Boca de Fogo”, de Luciano Pérez Fernández, e “ Nova Iorque”, de Léo Tabosa, chegam ao Teatro Carlos Gomes na última noite do evento, dia 8 de setembro.
“Boca de Fogo” é o apelido de Didi, narrador e comentarista de um jogo de futebol da Série C do Campeonato Brasileiro, no sertão de Pernambuco. A partir de suas impressões, captamos as emoções da partida que decide a sorte do time local, ameaçado de rebaixamento.
Já “Nova Iorque”, de Léo Tabosa, também filmado no sertão de Pernambuco, tem a atriz Hermila Guedes no centro da narrativa. Ela interpreta uma professora em busca do sonho de ser atriz. Após 15 anos de tentativas e fracassos, ela volta ao sertão para cuidar de sua mãe doente. Quando estreita os laços com seu aluno Leandro a partir de uma caixa de música, ela volta a vislumbrar a possibilidade de realizar seu sonho.
Oficinas
O festival ainda investe nas ações de formação, com cursos ministrados por importantes nomes do cenário audiovisual nacional. Para a 25ª edição, são ofertadas sete oficinas, que contemplam todas as etapas de produção cinematográfica, desde a elaboração e gestão de um projeto até a crítica cinematográfica.
Três delas são inéditas na programação do festival: Atuação cinematográfica, com Anselmo Vasconcellos; Montagem, com Eva Randolph; e Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, com Simone Marçal e Daniel Morelo. Ministradas por profissionais reconhecidos no cenário local e nacional, somam-se ainda as oficinas de: Realização em Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda; Animação, com Otto Guerra; Roteiro, com José Roberto Torero; e Crítica Cinematográfica, com André Dib. As oficinas acontecem na Universidade Vila Velha (UVV), no campus Boa Vista, entre o dia 03 e 06 de setembro, durante o Festival.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25ºFestival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo. O lounge do Festival é co-realizado pela Galpão Produções e pela Molaa.
ONDE?
Teatro Carlos Gomes (mostras, sessões especiais e homenagens), UVV (oficinas) e Hotel Senac Ilha do Boi (debates e coletiva de imprensa).
De 03 a 08 de setembro.
Site: http://www.festivaldevitoria.com.br/
Confira a programação geral do 25º FCV:
Segunda-Feira – 03 de setembro
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib – UVV
14h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo com Luiz Carlos Lacerda – UVV
14h – Oficina de Roteiro com José Roberto Torero – UVV
14h – Oficina de Animação com Otto Guerra – UVV
14h – Oficina de Atuação Cinematográfica com Anselmo Vasconcellos – UVV
14h – Oficina de Montagem com Eva Randolph – UVV
14h – Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais com Daniel Morelo e Simone Marçal – UVV
19h – Abertura do 25º Festival de Cinema de Vitória e entrega da Homenagem Capixaba a Claudio Tovar – Teatro Carlos Gomes
19h30 – 7ª Mostra Foco Capixaba – Teatro Carlos Gomes
● A Mulher do Treze (Rejane Kasting Arruda, FIC, 17’, ES)
● Água Viva (Bárbara Ribeiro, DOC, 13’, ES) *com tradução em Libras
● A “hidra” de Pilares (Lucas Bonini, FIC, 10’, ES) *com tradução em Libras
● Meninas (Ana Cristina Murta e André Erlich Lucas, FIC, 10’, ES) *com legendagem descritiva
● Rio das lágrimas secas (Saskia Sá, DOC, 25’ ,ES) *com legendagem descritiva
21h00 – 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Carlos Gomes.
● Pastor Cláudio (Beth Formaggini, DOC, 76’, RJ)
22h – Chico Chico E João Mantuano – Lounge do Festival
Terça-Feira – 4 de setembro
8h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo com Luiz Carlos Lacerda – UVV
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib – UVV
9h – 19º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Teatro Carlos Gomes
● Dia das Nações (Iuli Gerbase, FIC, 12’, RS)
● 8 Patas (Fabrício Eduardo Rabachim, ANI, 2’, SP)
● O Menino Leão e a Menina Coruja (Renan Montenegro, FIC, 16’, DF)
● A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina (Tiago Ribeiro, ANI, 7’, PA)
● Pobre Yurinho (João Ademir, FIC, 15’, RJ)
● Meu Melhor Amigo (Laly Cataguases, ANI, 14’, MG)
● O Espírito do Bosque (Carla Saavedra Brychy, FIC, 15’, SP)
10h – Debate com os realizadores da 7ª Mostra Foco Capixaba e 8ª Mostra
Competitiva Nacional de Longas – Hotel Senac Ilha do Boi
14h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo com Luiz Carlos Lacerda – UVV
14h – Oficina de Roteiro com José Roberto Torero – UVV
14h – Oficina de Animação com Otto Guerra – UVV
14h – Oficina de Atuação Cinematográfica com Anselmo Vasconcellos – UVV
14h – Oficina de Montagem com Eva Randolph – UVV
14h – Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais com Daniel Morelo e Simone Marçal – UVV
14h – 5ª Mostra Outros Olhares – Teatro Carlos Gomes
● Se você contar (Roberta Fernandes, DOC, 29’, ES)
● Ainda não (Julia Leite, FIC, 21’, SP)
● Carne (Mariana Jaspe, FIC, 12’, RJ)
● De volta para o passado (Diego de Jesus, DOC, 13’, ES)
● Cana (Giovani Beloto, FIC, 15’, SP)
16h – 7ª Mostra Corsária – Teatro Carlos Gomes
● Os que se vão (Clarissa Campolina e Luiz Pretti, EXP, 23′, MG)
● Atalanta (Fernanda Brasileiro, 11′, FIC, CE)
● Boca de Loba (Bárbara Cabeça, FIC, 19′, CE)
● Wide awake (Rafael de Almeida, EXP, 7’, GO)
● A flor azul (Roger Ghil, DOC, 15’, RJ/ES)
19h – 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Teatro Carlos Gomes
● BR3 (Bruno Ribeiro, FIC, 23’, RJ)
● Tentei (Laís Melo, FIC, 15’, PR)
● Alma Bandida (Marco Antônio Pereira, FIC, 15’, MG)
● Você, morto (Raphael Araújo, FIC, 19’, ES)
20h30 – 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Carlos Gomes
● A Mata Negra (Rodrigo Aragão, FIC, 99’, ES)
22h – Rita Cadillac – Lounge do Festival
– DJ Ursula Pussynail – Lounge do Festival
Quarta-Feira – 05 de setembro
8h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo com Luiz Carlos Lacerda – UVV
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib – UVV
10h – Debate com os realizadores da 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 8ª
Mostra Competitiva Nacional de Longas – Hotel Senac Ilha do Boi
14h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo com Luiz Carlos Lacerda – UVV
14h – Oficina de Roteiro com José Roberto Torero – UVV
14h – Oficina de Animação com Otto Guerra – UVV
14h – Oficina de Atuação Cinematográfica com Anselmo Vasconcellos – UVV
14h – Oficina de Montagem com Eva Randolph – UVV
14h – 1ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão Especial Petrobras – Teatro Carlos Gomes
● Plantae (Guilherme Gehr, ANI, 10’, RJ)
● Rio das Lágrimas Secas (Saskia Sá, DOC, 25’, ES)
● O Sonho de Eder (Sofia Amaral, DOC, 13’, SP)
● Entremarés (Anna Andrade, DOC, 20’, PE)
16h – 7ª Mostra Corsária – Teatro Carlos Gomes
● A ilha do farol (Jo Sefarty e Mariana Kaufman, FIC, 22’, RJ)
● Domingo (Henrique do Carmo, EXP, 5’, ES)
● Materializações Luminosas (Victor Neves, DOC, 17’, ES)
● Os suspiros primários (Jucélio Matos, EXP, 20’, PE)
● Bup (Dandara de Morais, EXP, 7’, PE)
19h – Homenagem aos 50 anos da Carreira de Neville D’Almeida – Teatro Carlos Gomes
19h30 – 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Teatro Carlos Gomes
● Entre pernas (Ayla de Oliveira, FIC, 20’, PE)
● Cravo, lírio e rosa (Maju de Paiva, RJ, 20’, FIC)
● Maria (Elen Linth e Riane Nascimento, DOC, 17’, AM)
● Braços Vazios (Daiana Rocha, FIC, 16’, ES)
20h30 – Sessão Especial – Homenagem aos 50 anos da Carreira de Neville D’Almeida – Teatro Carlos Gomes
● Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos (Mario Abbade, DOC, 106’, RJ)
22h – Karaokê do Festival – Lounge do Festival
Quinta-feira – 06 de setembro
8h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo com Luiz Carlos Lacerda – UVV
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib – UVV
10h – Debate com os realizadores da 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Hotel Senac Ilha do Boi
14h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo com Luiz Carlos Lacerda – UVV
14h – Oficina de Roteiro com José Roberto Torero – UVV
14h – Oficina de Animação com Otto Guerra – UVV
14h – Oficina de Atuação Cinematográfica com Anselmo Vasconcellos – UVV
14h – Oficina de Montagem com Eva Randolph – UVV
15h – Coletiva de Imprensa do Homenageado Nacional Luiz Carlos Barreto – Hotel Senac Ilha do Boi
16h00 – 2ª Mostra Nacional de Videoclipes – Teatro Carlos Gomes
• Manda a Benção, de Carlos Itaiguara (ES, 05’, performance de Conceito Periférico)
(FORA DE COMPETIÇÃO)
• Playboy entra em Choque, de Karen Valentim e Diego Cunha (ES, 05’, performance de Conceito Periférico (FORA DE COMPETIÇÃO)
• A Cidade, de Artur Miranda (RJ, 04’, performance de Cícero & Albatroz)
• É com Jabá, de André Wofchuk (RS, 03’, performance de Tonho Crocco)
• Desencontro, de Jackson Abacatu (MG, 03’, performance de Aqueles que não sabem de nada)
• La Dôtu Lado, de Eduardo Zunza (MG, 04’, performance de Coladera)
• Frio, de Marina Lima (DF, 05’, performance de San Lunes)
• Mistérios, de Eduardo Christofoli (RS, 04’, performance de Leandro Zen)
• Samurai do Rap, de Marcos Antônio Rodrigues (ES, 03’, performance de Adikto)
• Cherry Blossom, de Junior Batista (ES, 04’, performance de Solveris)
• Imagem, de Artur Miranda (RJ, 04’, performance de Mahmundi
• Mulher do Fim do Mundo, de Paula Gaitán (RJ, 05’, performance de Elza Soares)
• Andei Muito, de Fabrício Koltermann (RS, 5’, performance de Cuscobayo)
• Teresa, de Erika Mariano (ES, 3’, performance de Whatever Happened To Baby Jane)
• Seguindo o Pastor, de Fabrício Koltermann (RS, 4’, performance de Extratelurianos)
17h30 – DJ Murilo Caldas – Lounge do Festival
19h – Homenagem nacional – Luiz Carlos Barreto – Teatro Carlos Gomes
19h30 – 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Teatro Carlos Gomes
● Maré (Amaranta César, DOC/FIC, 22’, BA)
● Terra Vermelha (ou “O Perigo da História Única”) (Carlos Queiroz, DOC, 7’, ES)
● Estamos todos aqui (Chico Santos e Rafael Mellim, FIC, 19’, SP)
● Peripatético (Jéssica Queiroz, FIC, 15’, SP)
21h – 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Carlos Gomes
● A Chave do Vale Encantado (Oswaldo Montenegro, FIC, 90’, RJ)
23h – 7ª Mostra Quatro Estações – Teatro Carlos Gomes
● Sair do Armário (Marina Pontes, DOC, 3’, SP)
● Lésbica (Marina Pontes, EXP, 5’, BA)
● Netuno (Daniel Nolasco, FIC, 17’, GO)
● Azul Vazante (Júlia Alquéres, FIC, 16’, SP)
● Sam (Miguel Moura e Julia Souza, FIC, 8’, RJ)
● Inconfissões (Ana Galizia, DOC, 21’, RJ)
● Yomango (Alexandre Guena e Rafaela Uchôa, FIC, 12’, BA)
Sexta-Feira – 07 de setembro
8h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo com Luiz Carlos Lacerda – Hotel Senac Ilha do Boi
10h – Debate com os realizadores da 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 8ª
Mostra Competitiva Nacional de Longas – Hotel Senac Ilha do Boi
14h – 3ª Mostra Mulheres no Cinema – Teatro Carlos Gomes
● MC Jess (Carla Villa-Lobos, FIC, 20’, RJ)
● (Ex)posta (Ana Júlia Carvalheiro, DOC, 11’, SP)
● Fechadura (Caroline Lucena e Ana Carolina Resende, FIC, 6’, DF)
● Fofa (Flora Pappalardo, FIC, 14’, SP)
● Em busca de Lélia (Beatriz Vieirah, DOC, 15’, BA)
16h30 – BatuQdellas – Lounge do Festival
18h30 – Cortejo com “Banda de Congo Amores da Lua” e “Banda de Congo Panela de Barro” – Saída da Casa Porto das Artes Plásticas em direção ao Teatro Carlos Gomes
19h – 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Teatro Carlos Gomes
● Apenas o que você precisa saber sobre mim (Maria Augusta V. Nunes, FIC, 15’, SC)
● Da curva pra cá (João Oliveira, FIC, 19’, ES)
● Vaca Profana (René Guerra, FIC, 16’, SP)
● Esperando o sábado (Erica Sansil, DOC, 14’, RJ)
20h – 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Carlos Gomes
● A Cidade dos Piratas (Otto Guerra, ANI, 90’, RS/SP)
22h00 – Show Zezé Motta “Atendendo a Pedidos” – Lounge do Festival
00h30 – Melanina Mcs – Lounge do Festival
– DJ Rafa Cisne – Lounge do Festival
Sábado – 08 de setembro
8h – Oficina de Realização em Cinema e Vídeo com Luiz Carlos Lacerda – Hotel Senac Ilha do Boi
10h – Debate com os realizadores da 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Hotel Senac Ilha do Boi
13h – Sessão com Audiodescrição – A Mulher do Treze (Rejane Kasting Arruda, FIC, 17’, ES)
14h – 3ª Mostra Cinema e Negritude – Teatro Carlos Gomes
● Maria (Vinicius Campos, FIC, 12’, SP)
● Onde você ancora seus silêncios? (Charlene Bicalho, EXP, 3’, ES)
● Eu sou o super-homem (Rodrigo Batista, FIC, 19’, SP)
● Òpárá de òsún: quando tudo nasce (Pâmela Peregrino, ANI, 4’, BA)
● Algum romance transitório (Caio Casagrande, FIC, 15’, RJ)
● Quem perdeu o telhado em troca recebe as estrelas (Henrique Zanoni, FIC, 14’, SP)
16h30 – Sessão Especial – Somos Capixabas – Teatro Carlos Gomes
17h30 – Lançamento de Livros – Lounge do Festival
● Os Incontestáveis (Saulo Ribeiro, Editora Cousa/Patuá, 138 páginas, 2018)
● Temporária ( Aline Prúcoli, Editora Cousa, 119 páginas, 2018)
● O Breviário do Silêncio ( Anaximandro Amorim, Editora Cousa, 80 páginas, 2018)
● Reis de Paus (Luiz Carlos Lacerda, Editora Mariposa Cartonera, 66 páginas, 2017)
● Memórias das Ruínas de Creta (Bernardette Lyra, Editora a lápis, 63 páginas, 2018)
19h – 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas – Teatro Carlos Gomes
● Diante dos Meus Olhos (André Félix, DOC, 81’, ES)
20h30 – Exibição do Filme produzido na Oficina de Realização em Cinema e Vídeo ministrada por Luiz Carlos Lacerda – Teatro Carlos Gomes
20h45 – Sessão Especial de Encerramento – Teatro Carlos Gomes
● Boca de Fogo (Luciano Pérez Fernández, DOC, 9’, RJ)
● Nova Iorque (Léo Tabosa, FIC, 24’, PE)
21h30 – Premiação e Encerramento do 25º Festival de Cinema de Vitória – Teatro Carlos Gomes
22h – Show da banda Tuyo – Lounge do Festival
00h – Show do Xá da Índia – Lounge do Festival
– DJ Jesus Dread – Lounge do Festival